-
Arquitetos: Axelrod Architects, Pitsou Kedem Architects
- Área: 500 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Amit Geron
Descrição enviada pela equipe de projeto. Parecendo flutuar sem esforço por sobre o chão, a Casa G representa os conceitos do escritório para projetos residenciais além da abordagem puramente minimalista.
A casa G é expressada horizontalmente, mas utiliza o espaço vertical e a luz de maneira surpreendente. A residência moldada num volume simples ocupa metade do lote e está organizada ao longo de uma estrutura horizontal que contém dois níveis de estar e um sub-solo. O pavimento principal possui ambundantes painéis de vidros que se abrem para um pátio privado e a piscina; é justamente toda a parede de vidro que cria a ilusão de um edifício flutuante. A cobertura em si parece pairar por sobre a casa, separada por uma fina linha de janelas de vidro.
A área de estar principal é acentuada por um grande espaço vertical aberto de pavimento duplo, criando um alívio interior e a sensação de amplitude espacial. É, no entanto, é a 'parcela' vertical ao longo da fachada da rua que introduz um elemento surpresa. A 'parcela', onde estão as escadas para todos os pavimentos, é pontuada por uma clarabóia linear e uma janela em fita que ilumina dramaticamente as escadarias. O resultado é um elemento unificante espetacular no que seria apenas os fundos da casa.
O sentimento geral da casa é que ela é aberta, agradável e harmoniosa em seus detalhes.